- Atualmente a química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesse processo.
- Matéria no estudo da química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço, portanto têm volume e massa.
- Assim sendo, a química, estuda substâncias naturais e artificiais, visivéis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.
Esse conceito de matéria é apenas um dos que precisam ser compreendidos para sua introdução a química. Existem também outros conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo dessa ciência, veja alguns:
Corpo: amostra ou porção limitada da matéria, por exemplo, a árvore de matéria. Então se cortamos o caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo.
Objeto: corpo que sofreu alterações e foi produzido para utilização do ser humano. Por exemplo, uma tora de madeira é transformada em uma cadeira. Objeto.
Sistema: corpo submetido a uma observação. Por exemplo, considere que um químico está realizando um experimento em uma placa de Petri, como a mostrada a seguir. Tudo que está dentro da placa de Petri é nosso sistema, o que estiver fora é a vizinhança.
Transformação da matéria: qualquer processo ou conjunto de processos pelo qual se modificam as propriedades de determinado material.
As transformações da matéria são denominadas fenômenos que podem ser físicos ( não altera a estrutura ou constituição da matéria). Quando amassamos um papel por exemplo, temos uma transformação ou fenômeno física, por outro lado se queimarmos um papel é um fenômeno químico.
Energia: é a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Por exemplo, a energia química dos alimentos é transformada no nosso organismo, em energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e também o calor que aquece nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário